Livro: Slam, por Nick Hornby

P1060086

Oi ninjas! Sabe o que eu li nas férias? Frankenstein. Mas não é disso que vim falar. Ha muito tempo, num longínquo inverno do ano de 2012 (é, aquele do filme onde o mundo acaba), eu li um livro muito legal. É, legal. Eu, na verdade, nao tava sacando qual era a dele, mas quando percebi, puta que pariu minha nossa!

[Ha Ha Ha, parei pra pensar aqui, como cresci daquela época pra cá, acho que vou até reler o livro pra ver se não interpreto alguma coisa diferente!]

Okay, seguindo em frente, como vimos no título do post, vou falar do Slam.

Slam-nick-hornby
Pausa pra foto: aqui são algumas capas do livro ao redor do mundo e de diferentes editoras, atualmente possuo o último (preto e laranja).

A história começa com Sam. Não sei se é apelido de Sammuel, Sandro, Sansão… Ele se chama Sam e fim da história. Ele tem uma relação meio conturbada com a escola por ficar preocupado demais com que faculdade fazer, ou melhor, com que os outros querem que ele estude. Porque Sam quer fazer Artes. [Não é spoiler, por favor né, ele fala isso na primeira página! – ops, fiz de novo]

Sua relação com a mãe, Annie (eu não lembro de ter visto o nome dessa mulher no livro em algum momento então recorri à Wikipédia, ela é geralmente chamada de “minha mãe”, já que o livro é narrado pelo Sam) é boa, com seus altos e baixos por causa dos namorados dela.

Um fato muito importante: Sam é stakista, e não é dos que desiste fácil antes de conseguir aquela manobra incrível.

Tony Hawk é um personagem importantíssimo e o que tenho a dizer é que sua participação no livro é lendária.

Mas qual é a história???

Uma amiga próxima da mãe do Sam faz uma festa de aniversário e os convida para participarem. Acontece, que essa mulher tem uma filha que chama muito a atenção do garoto. Ressalto aqui: a forma como eles se conhecem é dez!

“Você não devia estar espiando” disse Sam.

“Quem disse que eu estava rindo do que você estava fazendo?” responde de pronto a Alicia.

“Ou você estava rindo do que eu estou fazendo ou é pirada.”

Eles se aproximam muito profundamente, tendo um namoro lindo, assim, acabam iniciando suas atividades sexuais hihihi  e coisas do tipo. Eles acabam tendo problemas com a camisinha logo na primeira tentativa, e estavam muitos nervosos por ser, também, sua primeira vez.

– AE! CHEGAMOS NA PARTE ESSENCIAL! –

Ela engravida.

Um minuto de silêncio pelos capítulos de caos que se seguem.

Então, Tony Hawk entra em cena ajudando Sam a lidar com a situação da forma mais doida possível. Eu não posso dizer muito mais que isso, esse livro é magico por si só, a gente tem que ler pra sentir.

Minha avaliação pra ele é: incrível. Pois além de ser super alegre, prender a gente e cheio de reviravoltas com direito a viagem no tempo, Slam traz uma reflexão muito séria a cerca da gravidez na adolescência (calma, não é uma abordagem chata, é interessante até), e vale muito a pena se você está com idade entre 15 e 18 anos.

Esse livro foi um dos mais importantes que li e deixo aqui a dica. Obrigado e que a força esteja com todos vocês!

4 comentários sobre “Livro: Slam, por Nick Hornby

  1. menino, você escreve de um jeito.. delicioso! hhhhahah
    primeiro, adorei a resenha, fiquei muito curiosa pra ler e me parece ser além de engraçado, responsável e te põe para pensar em certos assuntos..
    adoro quando abordam gravidez na adolescência, desde que assisti Juno, com meus 13/14 anos, fiquei apaixonada por tudo que envolvia gravidez hahahhaha (i have problems)
    beijo, Lê :*

    Curtido por 1 pessoa

    • 😀 Ae! oi Lê, fico feliz que tenha gostado. É um dos primeiros posts do blog, e fiquei muito feliz com seu comentário.
      Considerando o que você disse eu chego a conclusão de que… ESSE LIVRO É PRA VOCÊ!!! kkkk.
      Sério, se você curtiu Juno, não pode perder essa.
      Fica ligada no blog que logo logo outra resenha sai!
      Beijo no coração, Jack.

      Curtir

Deixe um comentário

